
O ano de 2022 já vai começar e o consumidor não terá muito tempo para descansar, pensando nas novidades que a indústria automotiva prepara para lançar. Já em janeiro, o setor começa a se movimentar com a chegada dos reestilizados Toyota Yaris e Renault Kwid, além da nova picape intermediária Ford Maverick, que terá a difícil missão de encarar a Fiat Toro. Mas o ano promete outras novidades entre os modelos compactos e médios, com reestilizações e novas motorizações para atender às exigências das leis de emissões de poluentes.
Em 2020 e 2021, o setor automotivo foi severamente abalado pela pandemia da COVID-19, com a suspensão da produção nas linhas de várias montadoras. Além disso, os fabricantes foram afetados pela falta de alguns componentes, principalmente semicondutores, responsáveis pelo funcionamento dos sistemas mais modernos que equipam os carros na atualidade. Mas a pior constatação é que esse problema de escassez de componentes deve continuar afetando a indústria automotiva durante o ano de 2022. Os mais otimistas acreditam que o abastecimento deverá se normalizar até o meio do ano, mas há quem só veja um cenário mais positivo em 2023.
Além disso, a partir de janeiro, entra em vigor a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), com exigências ainda mais rigorosas de limite de emissões. Com isso, algumas montadoras chegaram à conclusão que não compensava investir na atualização de seus motores, devido ao alto custo, resultando no fim de linha para alguns modelos ou substituição de conjuntos mecânicos. E as consequências disso serão vistas em 2022.


RENAULT Já no dia 20 de janeiro será a vez da Renault apresentar o novo Kwid, que terá o mesmo visual do modelo indiano. O hatch subcompacto ganhou faróis em dois conjuntos separados, sendo que no superior ficam as luzes de seta e o LED da luz diurna, e no inferior o farol alto e baixo. As lanternas traseiras também ganharão luzes de LED e o modelo passará a ser equipado com controle eletrônico de estabilidade. O motor 1.0 flex será readequado aos novos limites de emissões do Proconve L7. A Renault confirmou que o novo Kwid ganhará, ainda em 2022, uma versão elétrica plug-in, com a promessa de ser o carro elétrico mais barato do Brasil. Outra novidade que a marca reserva para 2022 é o motor 1.3 turbo de 170cv para a picape intermediária Oroch e para o Duster.





