







MARCAS Porém, a marca que mais vendeu automóveis em 2021 foi a Volkswagen, com 17,18% dessa fatia, aproveitando o “apagão” da família Onix da Chevrolet, que mesmo assim ficou na terceira posição, com 13,15% do mercado.
FORD Há um ano fora do mercado brasileiro como fabricante, a Ford obteve 1,91% de participação do mercado nacional em 2021, ainda assim quando somamos os automóveis e os comerciais leves, o que deixa a marca na 11ª posição. Foram 37.778 unidades emplacadas da marca, sendo que mais da metade disso corresponde à picape Ranger, importada da Argentina, que teve 20.499 unidades vendidas. Outras 13.366, mais de um terço das vendas, foram do estoque dos extintos Ka, Ka Sedan e EcoSport.
ESPORTIVOS O pódio dos esportivos mais vendidos no Brasil ficou assim: ouro para o Porsche 911, com 878 emplacamentos; prata para o Ford Mustang, com 485 unidades; e bronze para o Porsche Taycan, com 379 unidades.
VENDAS DIRETAS As vendas diretas, feitas principalmente para frotistas com diferentes percentuais de desconto, são uma parcela significativa do mercado brasileiro. Mais forte entre os comerciais leves, a modalidade respondeu por 59,71% das vendas desse segmento, contra 40,29% do varejo. Já entre os automóveis, as vendas diretas corresponderam a 38,83% do segmento, contra 61,17% do varejo.