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Estado de Minas VERSÃO ELÉTRICA

Confirmado no Brasil, Renault Kwid E-Tech tem nota de segurança vergonhosa

Dacia Spring, variante europeia do carrinho, recebeu apenas 1 estrela no Euro NCAP. O Zoe, outro elétrico da marca vendido no Brasil, teve nota ainda pior


postado em 25/01/2022 11:06 / atualizado em 25/01/2022 11:38

Dacia Spring, o Kwid elétrico vendido na Europa sob o escudo da marca romena, teve péssima avaliação de segurança feita pelo Euro NCAP(foto: Euro NCAP/Divulgação)
Dacia Spring, o Kwid elétrico vendido na Europa sob o escudo da marca romena, teve péssima avaliação de segurança feita pelo Euro NCAP (foto: Euro NCAP/Divulgação)
A Renault está prestes a reviver a polêmica da falta de segurança do pequeno Kwid, ocorrida nos idos de 2016, mas agora com a versão elétrica do modelo.

Para quem não lembra, ainda antes do lançamento no Brasil, o carrinho teve notas pífias nos testes de colisão do Global NCAP (0 estrela para proteção ao adulto e 2 estrelas para proteção infantil), resultado válido para o mercado indiano.

A essa altura, o modelo já estava confirmado para o Brasil, o que gerou grande desconfiança no mercado. A pressão levou a Renault a fabricar o modelo por aqui com reforços estruturais, Isofix
e airbags laterais, que se juntaram às obrigatórias bolsas frontais e freios ABS.

Camuflado, Kwid E-Tech fez uma aparição durante apresentação virtual da reestilização do modelo no Brasil(foto: Reprodução)
Camuflado, Kwid E-Tech fez uma aparição durante apresentação virtual da reestilização do modelo no Brasil (foto: Reprodução)
E-TECH Agora é a vez do Kwid E-Tech, versão elétrica fabricada na China, ter seu desempenho de segurança questionado. É que o Dacia Spring, o mesmo Kwid elétrico vendido na Europa sob o escudo da marca romena, teve uma péssima avaliação de segurança feita pelo Euro NCAP. O veículo obteve apenas 1 estrela, de 5 possíveis, como nota de segurança.

Vendido no Brasil por mais de R$ 200 mil, Renault Zoe zerou o teste de impacto do Euro NCAP(foto: Euro NCAP/Divulgação)
Vendido no Brasil por mais de R$ 200 mil, Renault Zoe zerou o teste de impacto do Euro NCAP (foto: Euro NCAP/Divulgação)
Outro modelo elétrico da Renault que fez feio nos testes de colisão do Euro NCAP foi o pequeno Zoe, vendido no Brasil a partir de R$ 204.990, com 0 estrela.

NO BRASIL
A previsão é que a Renault traga o Kwid E-Tech para o Brasil ainda em 2022. O modelo será importado da China, da mesma planta de onde sai o Dacia Spring (vendido na Europa) e o Renaut City K-Ze (como é vendido na China).

Tanto na Europa quanto na China, o modelo tem motor elétrico com tristes 44cv de potência. Porém, a Renault do Brasil afirmou que o Kwid E-Tech terá um propulsor desenvolvido para as condições brasileiras, o que nos leva a acreditar que , por aqui, o modelo vai oferecer um pouco mais.

Na Europa, o Dacia Spring custa a partir de 17 mil euros, algo em torno de R$ 105 mil na conversão direta pelo câmbio de hoje (25/1).

A Renault garante que o Kwid E-Tech será o elétrico mais barato do Brasil. Para isso, o modelo deve custar menos de R$ 164.900, que é o preço do JAC E-JS1, que atualmente ocupa o posto.

Nessa faixa de preço, por exemplo, é possível levar para casa um Volkswagen Taos, SUV médio que obteve nota máxima de segurança de acordo com os novos protocolos do Latin NCAP. Ainda que não se trate de um elétrico, a segurança é um aspecto tão importante quanto a baixa emissão.

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