A General Motors demorou, mas, finalmente apresentou duas “novidades” que estavam previstas para 2021 e só chegam ao mercado brasileiro agora. Trata-se do Chevrolet Cruze Midnight, sedã com acabamento escurecido e proposta premium, e o Cruze Sport6 RS, versão com customização esportiva do hatch médio que traz o já conhecido motor 1.4 turbo, com os mesmos números de potência e torque. Nada muito significativo para dois modelos que não se destacam em volume de vendas, principalmente o hatch, que está com seus dias contados.
A GM não assume o fim da linha Cruze e tenta dar sobrevida ao modelo lançando versões que já são oferecidas em outros produtos da marca, como o Onix. No caso específico do hatch médio Cruze Sport6, houve quem apostasse que o fim da linha do modelo aconteceria em 2021, o que não se concretizou. Porém, o hatch deixou de ser vendido no mercado norte-americano e no Brasil passou a ser um lobo solitário em um segmento em franca decadência.
Já no caso do Cruze Sedan a situação é um pouco melhor. O modelo foi o terceiro mais emplacado no segmento dos sedãs médios em 2021. Encerrou o ano com 7.090 unidades emplacadas, atrás do Honda Civic (18.949) e do líder absoluto do segmento, Toyota Corolla (41.891). Agora o Cruze Sedan também ganha a versão Midnight, que chega ao mercado com preço sugerido de R$ 139.350.
Os detalhes em preto aparecem também nas molduras das janelas, no adesivo da coluna B e nos retrovisores externos. O teto é pintado em preto metálico e traz de série o teto-solar. Na traseira, destaque para o aerofólio, emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa do porta-malas, todos escurecidos. As lanternas traseiras são tridimensionais, em LED. O modelo preservou os para-choques esportivos, faróis auxiliares horizontais e a saída de escapamento inspirada em carros de competição. O Cruze Sport6 RS é vendido nas cores branco summit, cinza satin steel e o vermelho chili. Existe ainda a opção da carroceria totalmente pintada em preto ouro negro.
MESMO MOTOR Produzido na Argentina, o Cruze Sport6 RS vem equipado com o mesmo motor 1.4 turbo que era oferecido nas versões anteriores. Com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas, o propulsor desenvolve 153cv e 24,5kgfm de torque entre 1.500rpm e 5.000rpm. A transmissão automática de seis velocidades se adapta ao modo de condução do motorista e permite trocas manuais por meio da alavanca do câmbio. Sim, o carro não tem paddles shifts atrás do volante.
A GM informa que as suspensões do Cruze Sport6 RS receberam um ajuste específico, com amortecedores especiais e eixo traseiro mais rígido garantindo melhor estabilidade em curvas. A direção elétrica também recebeu uma calibragem na versão RS, com respostas mais rápidas e seguras em velocidades elevadas. O modelo tem ainda à disposição uma série de acessórios originais, que inclui desde tapetes bordados até soleiras com o logo RS.
O motor que equipa do Cruze Midnight é também o mesmo 1.4 turbo flex do hatch médio, associado ao câmbio automático de seis velocidades. As versões RS e Midnight do Cruze já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias da marca no país.