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Estado de Minas REESTILIZADO

Com novo motor 1.3 turbo, Jeep Renegade 2022 custa a partir de R$ 123.990

Modelo recebeu um "tapinha" para se manter atual, mas o melhor está sob o capô. Novo motor turbo substitui os antigos 1.8 flex (fraco e beberrão) e 2.0 diesel


postado em 10/02/2022 11:36 / atualizado em 10/02/2022 14:52

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
A Jeep lançou a linha 2022 do Renegade, o SUV mais vendido no Brasil ao longo de 2021. E, se as mudanças visuais foram pontuais, para que o modelo não perca sua identidade, debaixo do capô o veículo se livrou de sua maior fraqueza (literalmente!): o motor 1.8 flex, fraco e beberrão. Notícia ruim para alguns é que o motor 2.0 turbodiesel que equipava as versões mais caras também dá adeus ao utilitário-esportivo.

A Jeep também enxugou o número de versões do Renegade, de sete para quatro pacotes. A antiga versão de entrada STD 1.8 AT foi descontinuada, e agora o pacote mais barato é o Sport 1.3 AT, que custa R$ 123.990 (o preço anterior era R$ 109.990). Além do novo motor, a versão ganhou itens de série como seis airbags, detector de fadiga, assistente de manutenção de faixa de rodagem e frenagem autônoma de emergência.

Uma questão colocada pela Jeep que não fez sentido foi a “democratização da tração 4x4”, no sentido de baratear essa funcionalidade. Antes, a porta de entrada do Renegade 4x4 era a extinta versão Moab 2.0 Diesel, que custava R$ 159.990. Agora, o pacote mais barato a trazer tração nas quatro rodas é a Série S 1.3 Flex, vendido por R$ 163.290, portanto mais caro. A versão de topo Trailhawk, sim, ficou mais barata (de R$ 180.990 para R$ 163.290), mas fica no ar se a substituição do motor 2.0 diesel pelo 1.3 turbo flex foi interessante para a proposta fora de estrada.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

DESIGN Lançado em 2015, o Renegade passou pela primeira reestilização no fim de 2018, sempre com mudanças discretas. Tudo para que o modelo não perca o visual de jipinho que o diferencia da concorrência. Neste novo “tapinha”, os faróis circulares passam a ser em LED em todas as versões e ganham a luz de direção integrada.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

A grade de sete fendas ficou mais achatada. Os para-choques, dianteiro e traseiro, ganharam novo desenho. As lanternas mantiveram seu formato, mas com nova grafia interna. Novas rodas, de 17 a 19 polegadas, e retrovisores completam o novo visual do compacto.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

DENTRO O interior do Renegade ganhou o novo volante da marca, que já equipava os modelos Compass e Commander, assim como o apoio de braço com a inscrição “Jeep 1941” em baixo-relevo, em alusão ao ano em que a marca nasceu. A partir da versão Longitude, o veículo ganha quadro de instrumento digital e configurável de 7 polegadas, bancos em couro e a tela do sistema multimídia “salta” de 7 para 8,4 polegadas.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

MOTOR Agora o Renegade tem motorização única denominada T270, um bloco 1.3 turbo flex com potências de 180cv (com gasolina) e 185cv (com etanol), ambos com 5.750rpm, e torque de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm. São duas opções de transmissão. As duas versões mais baratas trazem câmbio automático de seis marchas e tração 4x2, enquanto as duas mais caras combinam câmbio automático de nove marchas com tração 4x4

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

Essas versões 4X4 trazem até cinco modos de condução – Auto (automático), Sport (esportivo), Snow (neve ou pisos muito escorregadios), Sand/Mud (areia e lama) e Rock (pedra, este exclusivo na Trailhawk) – que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme a situação. Ainda dentro das funções para o fora de estrada, o câmbio traz as funções 4WD Low, com relações mais curtas, e o 4WD Lock, que aciona o bloqueio do diferencial traseiro. Já o controle de descida não deixa as rodas pararem no meio de uma descida íngreme, o que causaria perda do controle do veículo.


Preço e conteúdo das versões

Jeep Renegade Sport 1.3 AT6 4x2 – R$ 123.990

Seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.  

Jeep Renegade Longitude 1.3 AT6 4x2 – R$ 138.990

Aletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio, ar-condicionado automático digital de duas zonas, rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto.

Jeep Renegade Série S 1.3 AT9 4x4 – R$ 163.290

Tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida, sete airbags (inclui um para o joelho do motorista), bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego.

Jeep Renegade Trailhawk 1.3 AT9 4x4 – R$ 163.290

Além dos itens da versão S, possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão, suspensão elevada, proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, quadro de instrumentos digital de 7” com uma animação exclusiva, bancos em couro com costura vermelha, modos de condução inclui a configuração Rock.

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