A Ford lançou no Brasil a picape Maverick, importada do México, que já está disponível nas concessionárias da marca. O modelo chega em versão única Lariat FX4, com preço sugerido de R$ 239.990. De acordo com o fabricante, o projeto foi pensado para quem quer usar uma picape como veículo diário, mas com todo o refinamento de um SUV. Mas, essa já não era a proposta da Fiat Toro?






Enquanto o motor convida o motorista a acelerar fundo, a falta de um modo manual de troca de marchas é um banho de água fria nos entusiastas. Ao menos o câmbio tem o modo Low, a ser usado em subidas ou descidas longas.
A tração é integral sob demanda, e existem modos de condução para ajustar a picapes a diferentes situações, como superfícies escorregadias, lama ou terra, areia, além de um modo exclusivo para reboque. Com um acerto um pouco mais firme, a suspensão dá segurança para acelerar. E aquele “pula-pula” típico das picapes vazias não tem vez na Maverick, mérito da suspensão traseira multilink.
CONTEÚDO O pacote de segurança da Maverick vai além dos sete airbags e controles de tração e estabilidade, agregando funções como frenagem autônoma e alerta de colisão frontal. No sistema multimídia, destaque para o Ford Pass, que é a conexão do veículo com a internet por meio de um aplicativo disponível para smartphone. Ele traz diversas funções, como ligar o carro à distância, enviar notificação quando o alarme dispara e a localização do veículo.
CONCORRENTES Esse segmento das picapes de porte intermediário promete ganhar concorrentes já nos próximos meses, como a nova geração da Chevrolet Montana e a Volkswagen Tarok (essa ainda sem data), que se juntam à líder Fiat Toro e à esquecida Renault Oroch. Apesar de ter o mesmo porte intermediário, pelo próprio preço a Maverick já foge da proposta de veículo de volume da Fiat Toro, que é a referência do segmento.
Então, a missão da Maverick não é ser uma antiToro, mas um produto com maior valor agregado para a Ford. Para isso, o modelo ganha um status de premium que, talvez, seja superestimado. Par se ter ideia, com esses R$ 240 mil é possível comprar uma Ranger Storm, picape média estilosa e com bom pacote de equipamentos. Porém, a Maverick tem muita personalidade e uma proposta um pouco mais amigável que podem seduzir o comprador.
FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.999cm³ de cilindrada, a gasolina, turbo, injeção direta, que desenvolve potência máxima de 253cv a 5.500rpm e torque máximo de 38,7kgfm a 3.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral sob demanda e câmbio automático de oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, independente, multilink, com barra estabilizadora / 17 polegadas (liga leve) / 225/65 R17 (uso misto)
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Com discos nas quatro rodas, com assistência ABS
CAPACIDADES
Caçamba, 943 litros; tanque de combustível, 67 litros; capacidade de carga (passageiro e bagagem), 617 quilos; reboque, 499 quilos
PESO
1.744 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 5,07m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e distância entre-eixos, 3,07m; altura livre do solo, 21,8cm
ÂNGULOS
De entrada, 20,6 graus; de saída, 21,2 graus; de transposição de rampa, 18,1 graus
DESEMPENHO
Velocidade máxima, 175 km/h (limitada eletronicamente); aceleração até 100km/h, 7,2 segundos
CONSUMO (*)
Cidade, 8,8 km/l
Estrada 11,1 km/l
Dados do fabricante
* Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista; controle de estabilidade e tração; controle automático em descida; assistente de partida em rampa; freio de estacionamento eletrônico com sistema auto hold; assistente de frenagem autônoma; alerta de colisão frontal; assistência de frenagem; freio automático após impacto; piloto automático; faróis de LED com acendimento automático; farol alto automático; luzes de condução diurna; retrovisores elétricos; pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote; caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas; ar-condicionado automático digital de duas zonas; chave presencial; abertura das portas por código sem chave; volante com ajuste de altura e distância; bancos com revestimento em couro e ajustes elétricos para o motorista; bagageiro sob o banco traseiro; câmera de ré; vidro elétrico da caçamba; quadro de instrumentos com tela de 6,5 polegadas; multimídia com tela de 8 polegadas e conectividade FordPass; monitoramento da pressão dos pneus.
OPCIONAL
Não há.
ACESSÓRIOS
Capota rígida elétrica – R$ 7.571,55
Alargador de para-lama – R$ 6.045,78
Capota Rígida manual – R$ 5.721,71
Extensor/divisor de caçamba – 4.469,65
Entrada de ar no capô – R$ 4.464,57
Acabamento da porta traseira – R$ 3.478.21
Aerofólio cabine – R$ 2.708,39
Aerofólio porta traseira – R$ 2.493,70
Caixa organizadora lateral – R$ 2.465,88
Bike Holder – R$ 2.285,89
Estribos – R$ 1.980,59
Santantônio – R$ 1.342,65
Capota marítima – R$ 1.250,56
Chicote elétrico do engate – R$ 710
Assistente de descida da porta traseira – R$ 615,11
Sensor de estacionamento – R$ 439,96
Ponteira do engate – R$ 235,02
Quanto custa?
A picape Maverick chega ao Brasil em versão única Lariat FX4, equipada com motor 2.0 turbo e câmbio automático, com preço sugerido de R$ 239.990.