
Desde que virou importadora no mercado brasileiro, a Ford tem a Ranger como seu principal produto por aqui, pelo menos no que diz respeito a volume de vendas. A picape média tem história no país, já teve dias melhores e atualmente é o terceiro modelo mais emplacado no segmento. Depois de lançar as versões Black e Storm, a Ford traz agora a FX4, modelo 2023, equipada com motor 3.2 a diesel, câmbio automático e tração 4x4. A proposta é oferecer uma picape para quem gosta de aventuras no fora de estrada não radical, mas que não dispensa sofisticação e conforto.
A nova Ranger FX4 já está disponível em pré-venda a partir de hoje e poderá ser vista e adquirida diretamente nas concessionárias a partir do dia 20. O preço é de R$ 288.990, já com a redução do IPI. No segmento de picapes médias no Brasil, a Ranger é o terceiro modelo mais emplacado, ficando atrás da Toyota Hilux e da Chevrolet S10. No ano passado, a Hilux teve 45.893 unidades emplacadas, contra 35.045 da S10 e 20.499 da Ranger.

A Ford Ranger atualmente é vendida no Brasil nas versões XL 2.2 4x4, XLS 2.2 4x2, XLS 2.2 4x4, Black 2.2 4x2, Storm 3.2 4x4, XLT 3.2 4x4 e Limited 3.2 4x4. A novidade passa a ser a Ranger FX4, versão para quem procura uma picape apta às aventuras não radicais no fora de estrada e não abre mão da sofisticação. A nova versão passa a ser mais uma opção junto a XLT, Storm e Limited.

SEM CROMADOS Visualmente, a Ranger FX4 se diferencia de algumas versões pela ausência de cromados, além de trazer rodas de liga leve diamantadas. A grade frontal é toda em preto, assim como a parte inferior do para-choque. Os faróis são full LED, com luz diurna na base, e trazem máscara negra. Os detalhes em preto aparecem também na capa dos retrovisores, nas molduras das janelas e caixas de rodas, nos estribos laterais, no santantônio estilizado, no para-choque e no nome Ranger na tampa traseira. As lanternas também são escurecidas.

POR DENTRO O interior tem o acabamento predominantemente em preto (exceto o teto), com bancos, volante, descansa-braço e manopla do câmbio revestidos em couro com costura vermelha. Os encostos dos bancos dianteiros trazem a inscrição FX4, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos. A caçamba da versão tem cobertura de plástico, mas a capota marítima é vendida como acessório, assim como o snorkel e a caixa organizadora de 42 litros com chave, instalada na lateral da caçamba.


CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa a Ranger FX4 é o cinco cilindros em linha, 3.2 litros Duratorq a diesel, que desenvolve 200cv a 3.000rpm e torque de 47,9kgfm entre 1.750rpm e 2.500rpm. O propulsor utiliza o reagente líquido Arla 32 para atender às normas de emissões, que fica armazenado em um tanque de 20 litros, com autonomia de 10 mil a 14 mil quilômetros. O motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, diferencial blocante e sistema de tração 4x4 com seletor no console. As suspensões são independente com barra estabilizadora na dianteira e eixo rígido com feixe de molas longitudinais na traseira. Os freios contam com discos nas rodas dianteiras e tambores na traseira.
