Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Nova Ram 3500 desembarca no Brasil partindo de R$ 484.990

Picape tem motor 6.7 a diesel, com 377cv de potência e 117kgfm de torque, e luxo para colocar até modelos de luxo em xeque


postado em 24/03/2022 19:30 / atualizado em 24/03/2022 20:02

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)

 

São Pedro (SP)* - O Brasil acaba de receber mais um player de peso no segmento das picapes. Pesando 3.600 quilos e medindo 6,06 metros de comprimento, a Ram 3500 finalmente desembarca no Brasil em três versões: Laramie, com preço sugerido de R$ 484.990; Night Edition, por R$ 509.990; e a Limited Longhorn, por R$ 529.990. No limiar entre uma picape e um caminhão, o modelo exige carteira de habilitação categoria C.

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)


No Brasil, o público-alvo predominante são os empresários do agronegócio. Fora da luxuosa cabine, a caçamba tem volume de 1.628 litros (sem as Ramboxes), suportando até 1.700 quilos de carga. Para facilitar a vida do proprietário, a tampa da caçamba tem abertura remota na chave, além de acionamento por botão no painel.

A capacidade de reboque é de até 9 toneladas, sendo que a versão de topo Longhorn oferece predisposição para a quinta roda. Para suportar tudo isso, as suspensões não poderiam deixar para trás o bom e velho eixo rígido, com feixe de molas na traseira.

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)


Todas as versões são equipadas com um bloco turbodiesel de 6,7 litros, volume dividido em 6 cilindros dispostos em linha, com 377cv de potência e 117kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre três modos de tração: 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzido. O diferencial traseiro é antideslizante.

A “monstra” traz de série as famosas Ramboxes, que são os compartimentos fechados ao lado da caçamba que podem levar compras e até bagagem. Na versão Longhorn, o cliente pode optar entre as Ramboxes ou pela predisposição de engate. Os retrovisores de braço longo oferecem ajuste horizontal e vertical. Em todas as versões as rodas são de 18 polegadas.

Apartamento sobre rodas

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)
Por dentro, a Ram 3500 é um veículo extremamente luxuoso. A versão de topo traz couro de diferentes texturas, além de madeira no painel, nas portas e no console central. O volante em madeira possui aquecimento. Revestidos em couro natural, os bancos oferecem aquecimento, refrigeração e ajustes elétricos. Os porta-objetos localizados atrás dos bancos dianteiros complementam o requinte do interior, sendo fechados por uma charmosa fivela.  

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)
O interior é indiscutível espaçoso, e o banco traseiro acomoda bem três passageiros. O banco do passageiro pode ser rebatido e se transforma em uma plataforma quase do tamanho de uma cama de casal. O console central tem capacidade para 40 litros, tamanho suficiente para acomodar um notebook de 15 polegadas deitado. Para completar os mimos, os pedais têm ajuste elétrico.

RODANDO Dirigimos a Ram 3500 na pista de testes da Bridgestone, no interior de São Paulo, e seu torque impressiona. Ao rebocar um trailer de 9 toneladas, o arranque da picape foi suave, e só percebemos que estávamos levando algo porque sua imagem estava no retrovisor. Também rebocamos um trator de aproximadamente 4 toneladas, que não impôs dificuldade à grandalhona. O conforto acústico é digno de automóveis luxuosos. O veículo também transfere muito pouco a irregularidade do solo para a cabine, proporcionando muito conforto.

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)


TECNOLOGIA
O nível de recursos de série da Ram 3500 Limited Longhorn, versão de topo, é mais um dos pontos altos. Os faróis full-LED direcionais seguem o movimento das rodas. O espelho retrovisor é digital. O pacote de assistência à condução traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa.

(foto: RAM/Divulgação)
(foto: RAM/Divulgação)


A central multimídia Uconnect tem tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som premium com 17 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e cancelamento ativo de ruídos externos. A câmera 360 graus equipa todas as versões da “monstra”.

 Completam a lista de equipamentos as nove portas USB, sendo quatro do tipo C, além de duas tomadas de 110V padrão americano. O modelo já está disponível nas 55 concessionárias Ram no Brasil. De acordo com a marca, a fila de espera promete ser grande, podendo chegar a 12 meses.

* Viajou a convite da RAM

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade