DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) – A Jeep lança no mercado brasileiro o Compass 4xe híbrido plug-in, na versão topo de linha Série S, modelo que abre o caminho para a eletrificação da marca no país. Com algumas pequenas modificações no visual para identificar a versão híbrida, o SUV médio líder de vendas no segmento é equipado com o propulsor T270 e outro motor elétrico, cada um em um eixo, proporcionando tração nas quatro rodas e baixo consumo de combustível. Trafegando apenas no modo elétrico, o Compass 4xe tem autonomia de 44 quilômetros. O modelo já está à venda em 40 concessionárias Jeep no Brasil, com preço sugerido de R$ 349.990.
O grupo Stellantis já havia anunciado a chegada de modelos eletrificados de suas marcas ao mercado brasileiro. O interesse neste segmento cresce a cada ano e atualmente 2,8% dos carros comercializados no país são eletrificados, sendo a maioria SUVs. E para não ficar de fora da tendência, a Jeep lança hoje, no dia do 4x4, ou Jeep Day, o Compass com a plataforma 4xe, primeiro modelo híbrido plug-in da marca a desembarcar no Brasil. Essa versão é produzida na Itália. O próximo será o Jeep Grand Cherokee, de cinco ou sete lugares, a confirmar.
ESTILO O Jeep Compass 4xe preserva as formas e estilo das demais versões e se diferencia em pequenos detalhes. Na frente, as sete fendas tradicionais da grade ganham elemento interno diferenciado e o nome Jeep aparece com contorno na cor azul, que identifica a versão híbrida do modelo. Os faróis são full LED e o para-choque ganhou novo desenho, com um nicho diferente para os auxiliares de neblina. O Compass 4xe será vendido apenas na versão Série S, que passa a ser a nova topo de linha, que traz rodas de liga leve de 19 polegadas, com desenho exclusivo, pintadas em preto brilhante.
Na traseira, as lanternas são em LED e o nome Jeep e o 4xe também trazem a cor azul como referência à versão eletrificada. A versão tem o teto pintado em preto, assim como os retrovisores, e traz teto solar panorâmico Commander View de série.
Por dentro, o Compass 4xe mantém o bom padrão de acabamento e o amplo espaço interno, mas traz alguns itens exclusivos, como a câmera de 360 graus que projeta a imagem na tela de 10,1 polegadas do sistema multimídia, com espelhamento do celular sem fio. A versão traz de série ainda o Adventure Intelligence com mais recursos, o assistente virtual Alexa, som Alpine de 506 watts com oito alto-falantes e subwoofer, quadro de instrumentos full digital de 10,25 polegadas, sistema de assistência à direção ADAS e sete airbags. A versão não tem opcionais. Com o Adventure Intelligence, o proprietário do Compass 4xe pode programar a recarga da bateria durante a noite, além de consultar se a autonomia disponível será suficiente para percorrer o trajeto até o destino pretendido. O sistema informa ainda onde estão os pontos de recarga no percurso definido.
MOTORES O sistema híbrido do Compass 4xe usa o motor T270, o 1.3 turbo de 180cv e 27,5kgfm de torque máximo, instalado no eixo dianteiro. Importado da Itália, o propulsor funciona apenas com gasolina e não traz o benefício do etanol. A Jeep não informou se futuramente a versão híbrida ganhará o motor T270 flex, mas não descarta a possibilidade. No eixo traseiro, o modelo tem um motor elétrico de 60cv e 25,5kgfm de torque. A potência combinada é de 240cv e como cada motor atua em um eixo, o SUV funciona com tração integral. O sistema híbrido garante que sempre haja tração nos dois eixos, garantindo uma carga mínima na bateria para alimentar o motor elétrico.
A Jeep informa que junto ao propulsor a combustão existe outro motor elétrico que funciona como um gerador para auxiliar na recarga da bateria de 400 volts. Vale lembrar que o modelo conta também com sistema de regeneração de energia por meio de frenagem e desaceleração, auxiliando na recarga da bateria. Como não tem cardã, a bateria fica instalada junto ao eixo traseiro, próximo ao motor elétrico, em conjunto totalmente blindado. Na prática, isso comprometeu bastante o espaço do porta-malas, que caiu de 470 para 420 litros. Além disso, as suspensões foram reforçadas, recebendo nova calibragem.
MODOS DE DIREÇÃO O SUV conta com três modos para gerenciar o sistema. O primeiro deles é exatamente o modo híbrido, que gerencia o funcionamento dos motores a combustão e elétrico, buscando otimizar a potência e reduzir o consumo de combustível, além de modular a regeneração da carga da bateria. Na prática, neste modo o carro sai da inércia com o motor elétrico e só aciona o propulsor a combustão quando o motorista exige mais potência no acelerador. No modo híbrido, a máxima é de 206km/h, a aceleração até 100km/h é feita em 6,8 segundos, com consumo médio de 25,4km/l e autonomia de 927 quilômetros.
O outro modo é o 100% elétrico, com tração na traseira. Ao ser selecionado, o motor a combustão só será acionado nas retomadas de velocidade ou quando a bateria atingir o limite inferior de carga 19%. Nesse modo, a máxima é de 130km/h. E o modelo conta ainda com o E-SAVE, que prioriza a recarga da bateria, otimizando a utilização do motor a combustão, por meio de duas opções selecionáveis na central multimídia. A primeira é a E-Save passivo, que preserva o nível de carga momentâneo da bateria; a segunda é o E-Save ativo, que otimiza o funcionamento do motor a combustão até que se atinja 80% da carga total da bateria. Dirigindo no modo elétrico, você terá uma autonomia de 44 quilômetros para trafegar com o Compass 4xe.
DIRIGINDO Em nosso primeiro e rápido contato com o Compass 4xe, dirigindo ao nível do mar, que favorece o baixo consumo de combustível, trafegamos por vias asfaltadas e alguns trechos de estrada de terra sem obstáculos. Não foi possível dirigir o carro pelas belas praias da região porque a maré não colaborou. Mas, mesmo assim, foi possível perceber que o 4xe é tão eficiente quanto as outras versões do Compass, equipadas com o motor T270 flex ou o 2.0 turbodiesel.
(*) Jornalista viajou a convite da Jeep do Brasil
FICHA TÉCNICA
MOTORES
A combustão, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³, 16 válvulas, turbo, injeção direta de combustível, a gasolina, que desenvolve potência máxima de 180cv a 5.750rpm e torque máximo de 27,5kgfm a 1.750rpm/elétrico, traseiro, transversal, com potência máxima de 60cv e 25,5kgfm de torque/ Potência combinada de 240cv
BATERIA
Tensão de 400V e capacidade de 11,4kWh
AUTONOMIA
No modo 100% elétrico: 44 quilômetros
RECARGA DA BATERIA
Conector: Type 2
Tempo de 0 a 100% (Wallbox, 7,4kW): até 100 minutos
Tempo de 0 a 100% (Tomada 220V): até 5 horas
TRANSMISSÃO
Tração 4xe (motor a combustão no eixo dianteiro e motor elétrico no eixo traseiro) e câmbio automático: seis marchas
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, independente, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e
barra estabilizadora; traseira, tipo McPherson, independente, links transversais/laterais e barra estabilizadora/de liga leve, 7,5” x 19”/235/45 R19
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
PESO
1.908 kg
CAPACIDADES
Tanque de combustível, 36,5 litros; porta-malas, 420 litros; de carga, 400kg
DIMENSÕES
Comprimento, 4,40m; largura, 1,82m; altura, 1,64m; distância entre-eixos, 2,63m; altura mínima do solo, 20cm
ÂNGULOS
De entrada, 20 graus; de saída, 28 graus; de rampa, 16 graus
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 206km/h
Aceleração até 100 km/h: 6,8 s
CONSUMO
Cidade: 25,4km/l
Estrada: 24,2km/l