
De São Paulo – A Renault apresentou a linha 2023 da picape intermediária Oroch, que recebeu discretos retoques no visual, quase imperceptíveis, ganhou novas tecnologias de conectividade e segurança, e passa a contar com painel redesenhado. Mas a principal novidade está sob o capô da versão Outsider, a topo de linha, que é equipada com o motor turbo 1.3 TCe, flex, de 170cv e 27,5kgfm de torque, associado ao câmbio CVT XTronic. A picape já está à venda na rede de concessionárias da marca e chega com preços que vão de R$ 105.800 a R$ 137.100.
Lançada no Brasil em 2015, a Renault Oroch inaugurou o segmento de picapes intermediárias, oferecendo uma opção para quem queria mais do que uma compacta e menos que uma média. Construída sobre a plataforma do SUV compacto Duster, a picape nunca teve o design como seu principal atrativo, mas chamava a atenção pelo bom espaço interno e bom volume na caçamba. Era oferecida com motores 1.6 e 2.0, flex, ambos com desempenho apenas razoável e consumo de combustível nada amigável. Nunca teve a opção 4x4, motor a diesel e foi criticada por trazer direção com assistência eletro-hidráulica, ao invés de elétrica.

Mas com a chegada da linha 2023 da Oroch, a marca francesa espera mudar um pouco esse cenário, direcionando o foco não apenas na Toro, mas também em versões da Fiat Strada. Para isso, foram feitas algumas modificações no modelo, a começar pela retirada do nome Duster, deixando apenas Oroch. As versões de entrada, PRO e Intense, trazem o motor 1.6 flex e o câmbio manual de seis marchas, o mesmo do Sandero RS, que recebeu novo escalonamento.

De acordo com a Renault, com esse conjunto mecânico, a Oroch Outsider 2023 acelera até 100km/h em 9,9 segundos, com máxima de 189km/h. O modelo ganhou nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro ao registrar consumo na cidade de 10,5km/l e na estrada de 11km/l, com gasolina. Já com etanol, o consumo é de 7,4km/l no trânsito urbano e 7,8km/l no rodoviário.

DIRIGINDO Na apresentação da Oroch 2023 em São Paulo, a Renault disponibilizou apenas a versão Outsider, equipada com o motor 1.3 turbo. Com esse novo conjunto mecânico, a picape intermediária realmente ficou mais ágil no trânsito urbano, com respostas rápidas no acelerador. Na estrada, o comportamento da picape também é bom, com retomadas de velocidade eficientes, garantindo segurança nas ultrapassagens. O motor tem funcionamento ruidoso quando o giro sobe, mas proporciona bom desempenho. O computador de bordo registrou consumo médio de 8,5km/l na estrada, com etanol no tanque. O modelo não tem aletas para trocas de marchas atrás do volante, que conta apenas com ajuste de altura. A direção com assistência eletro-hidráulica é um pouco pesada em manobras de baixa velocidade. As suspensões independentes, Multlink na traseira, garantem boa estabilidade em curvas, mas ainda transferem as irregularidades do solo para dentro da cabine.
VISUAL A Renault optou por mexer muito pouco no visual da Oroch 2023. A picape é basicamente a mesma, com pequenas modificações na grade frontal, que na versão Outsider ganhou elementos cromados. O para-choque dianteiro foi redesenhado, ganhando novo skid plate e nichos diferentes para os faróis de neblina. Com o novo para-choque, o ângulo de ataque passa a ser de 27,6 graus, otimizando a capacidade do modelo no fora-de-estrada.

DIMENSÕES Com distância entre-eixos de 2,83m, a Oroch se destaca pelo amplo espaço interno. A Renault afirma que “cinco passageiros viajam confortavelmente” na picape, mas na prática não é bem assim. Os bancos não apoiam bem as pernas e no traseiro o ideal é acomodar duas pessoas. A caçamba tem capacidade volumétrica de 683 litros, com 1,17m de largura e 1,35m de comprimento, e ainda traz oito anéis de fixação de carga (cada um suporta 50kg). A tampa da caçamba suporta até 80kg, mas é muito pesada tanto para abrir quanto para fechar. Não conta com o sistema de amortecimento disponível no segmento. A capacidade de carga da picape é de 650kg.
Na linha 2023, todas as versões da Oroch são equipadas com pneus verdes de uso misto LTX Force da Michelin, na medida 215/65 R16, feitos para o asfalto e terra, com baixa resistência de rodagem . O modelo traz ainda sistema Start&Stop, que desliga o motor em paradas prolongadas, e função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter menor consumo de combustível.
POR DENTRO Se a Oroch 2023 mudou pouco por fora, por dentro não se pode dizer o mesmo. A picape ganhou novo painel, que mescla elementos do Duster e do Captur, trazendo linhas horizontais, com saídas do ar-condicionado retangulares e com moldura imitando aço escovado. Na versão Outsider tem acabamento interno com detalhes na cor orange corail no painel e costuras dos bancos. O quadro de instrumentos é o mesmo da Captur, com velocímetro digital ao centro. Já o volante é igual ao do Duster, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
As versões Intense e Outsider são equipadas com a central multimídia EasyLink, com tela tátil flutuante de oito polegadas, conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Trazem ainda retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré. A Outsider traz itens exclusivos, como ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, sensor de chuva, iluminação Follow Me, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30s a 120s.

CONCORRÊNCIA Seguindo a proposta da Renault, a versão PRO da Oroch (R$ 105.800) terá como concorrente a Fiat Strada cabine dupla na versão Freedom 1.3 8V, que tem preço sugerido de R$ 103.990, que traz ampla lista de equipamentos, incluindo direção com assistência elétrica e quatro airbags. O modelo da Renault tem apenas duas bolsa infláveis. Já a Oroch Intense (R$ 111.300) enfrenta a Strada Volcano 1.3 8V (R$ 114.390), que é equipada com câmbio CVT, paddle shifts para trocas de marchas e bancos revestidos em couro. E a topo de linha Oroch Outsider (R$ 137.100) tem como concorrente a Fiat Toro Endurance, que traz o motor T270 de 185cv de potência máxima, câmbio automático de seis marchas, caçamba com revestimento, seis airbags, sistema TC+ (eletronic locker) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
NOVA PLATAFORMA A Renault revelou que com os lançamentos da Oroch 2023 e do Kwid elétrico, que acontece amanhã, a marca fecha um ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão no Brasil. A próxima fase será iniciada com a nova plataforma CMF-B, que vai trazer um novo motor 1.0 turbo e um novo SUV da marca. De acordo com a Renault, essa nova plataforma permite construir diferentes modelos, inclusive com versões híbridas. A montadora não tem previsão de produzir o motor 1.3 turbo no Brasil e descarta a possibilidade oferecer uma versão 4x4 da Oroch.

VERSÕES E EQUIPAMENTOS
PRO – Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme, Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS).
INTENSE – Todos os da versão PRO e mais roda de liga leve de 16 polegadas, EasyLink de oito polegadas com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.
OUTSIDER – Todos os da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe flex, com transmissão CVT XTronic de oito velocidades.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³, 16 válvulas, com turbocompressor e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências de 162cv (gasolina)/170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo 27,5 kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, câmbio CVT Xtronic com trocas sequenciais de oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, McPherson, com rodas independentes, com triângulos inferiores; traseira, McPherson com rodas independentes, Multilink, com barra estabilizadora/6,5” x 16” (liga leve)/215/65 R16
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS/AFU
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 45 litros; caçamba, 683 litros; e de carga útil (passageiros mais carga), 650 quilos
PESO (*)
1.432kg
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,71m; largura, 1,83m; altura, 1,63m; distância entre-eixos, 2,82m; e altura mínima do solo, 21,2cm
ÂNGULOS DE ATAQUE E SAÍDA (*)
27,5 graus e 22,4 graus
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima – 187km/h (g)/189km/h (e)
0 a 100km/h – 9,8 s (g/e)
CONSUMO (**)
Cidade: 10,5km/l (g)/7,4km/l (e)
Estrada 11km/l (g)/7,8km/l (e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(*) Jornalista viajou a convite da Renault do Brasil