A chinesa BYD, mais conhecida no Brasil por produzir ônibus e caminhões elétricos, além de módulos fotovoltaicos, está trazendo para o país o sedã elétrico Han EV, modelo que já vendeu mais de 140 mil unidades na China desde seu lançamento em 2020. Prometendo luxo, sofisticação e segurança elevada, o sedã pretende impressionar também pelo design e performance, mas chega com preço de R$ 539.990, detalhe que pode espantar a clientela.
A BYD aos poucos vai expandindo suas atividades no Brasil. Atualmente, a marca está aliada a alguns grupos automotivos do país e pretende chegar ao fim do ano com uma rede de 45 concessionárias nas principais cidades brasileiras, ampliando para 100 até 2023.
DESIGN O BYD Han EV chama a atenção pelas dimensões e pelo estilo futurista. Com quase cinco metros de comprimento (4,99m), o sedã elétrico adota a linguagem de design Dragon Face, com a assinatura do diretor de design Wolgang Eger. A frente é imponente, com faróis Full LED, sem fugir da estética de design oriental. O modelo tem desenho equilibrado, com linhas fluidas nas laterais e luzes traseiras Dragon Claw, tornando-o dono de estilo único.
SEGURANÇA No quesito segurança o BYD Han EV traz piloto automático adaptativo com Stop & Go; sistema inteligente de assistência ao condutor DiPilot, incorporando tecnologia 4G; sistema Electronic Stability Program (ESP); sistema de detecção para abertura de portas (DOW), que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos; alerta de Tráfego Cruzado (RCTA); sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS); nove airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360 graus.