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Estado de Minas MIA, LEÃO!

Peugeot 208 terá versão de entrada equipada com motor 1.0 de 75cv da Fiat

Sob o guarda-chuva da Stellantis, hatch compacto vai usar o mesmo motor 1.0 Firefly do Fiat Argo. Visual do modelo não combina com um propulsor tão fraco


postado em 10/05/2022 07:00 / atualizado em 10/05/2022 10:18

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


Algumas bizarrices automotivas, mesmo que esperadas, não deixam de assustar quando se materializam. E a Peugeot está prestes a nos brindar com uma das boas. Desde o início do ano passado a empresa faz parte do Grupo Stellantis (fusão entre a FCA e a PSA), e, ainda que isso resulte em uma pasteurização das marcas, o compartilhamento de plataformas e conjuntos mecânicos entre elas é condição essencial para colher os frutos dessa união.

Mas, o mínimo que se espera para que os novos produtos não se tornem uma piada é ter o mínimo bom senso para fazer esse compartilhamento. Não tem muito tempo que o Hyundai Veloster ficou queimado no mercado brasileiro por ostentar uma carroceria “veloz”, porém puxada por um motor 1.6 que, definitivamente, não dava o desempenho esperado. Pois a Peugeot vai cometer o mesmo erro, ao lançar a linha 2023 do 208 equipada com o motor 1.0 Firefly da Fiat.

O hatch compacto da Peugeot é uma das carrocerias mais bonitas que temos hoje no mercado, com uma grade imensa e agressiva, faróis e lanternas com três elementos internos (que simbolizam as garras de um leão), a assinatura luminosa estilo “dente de sabre” e a musculatura elegante obtida pelos vincos. Enfim, suas linhas sugerem força e velocidade. Até o pequeno volante, com base e topo achatados, é um convite para pilotar.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


Aí os caras vão lá e me colocam debaixo do capô um motor 1.0 de três cilindros, com até 75cv de potência e 10,7kgfm de torque, projetado apenas para entregar um baixo consumo de combustível. A atual motorização 1.6, com até 118cv e 15,5kgfm, já foi decepcionante no lançamento do modelo, mas agora vão conseguir piorar a situação. Olha aí o leão virando mico. E essa cooperação entre as marcas da Stellantis pode ser diferente, como a aguardada aplicação do motor 1.0 turbo do Fiat Pulse, com até 130cv e 20,4kgfm, no 208.

Hoje, a versão mais barata do Peugeot 208 é a Active 1.6 AT, vendida por R$ 99.990. O motor 1.0 Firefly, em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas, deve trazer de volta o antigo pacote de entrada Like, que chegaria na casa dos R$ 85 mil. Só para comparar, o Fiat Argo mais barato vendido com esse conjunto mecânico custa R$ 73.690. Atualmente o hatch compacto da Peugeot é um fiasco de vendas no varejo, sendo que, até abril de 2022, 81,4% do seu volume foi comercializado pelo canal corporativo, ou seja, com algum desconto.

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