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Estado de Minas DICAS DE OFICINA

Hora de trocar a suspensão?

Responsável por amenizar a instabilidade do carro ao dirigir, o conjunto amortecedor precisa ser inspecionado periodicamente. Siga as dicas


postado em 19/02/2018 13:52 / atualizado em 19/02/2018 14:08

Com vias quase sempre inacessíveis, não é muito difícil encontrar pessoas que tiveram sérios problemas com o sistema amortecedor de impactos em um veículo. A fim de garantir a estabilidade do carro ao absorver as pancadas do veículo com o solo, a suspensão exerce um papel de suma importância no automóvel e necessita de alguns cuidados. O aposentado José Alberto, 59, tem um Fiat Idea, ano 2011, e passou por uma má experiência. Ele dirigia quando de repente percebeu que o carro começou a dar alguns sinais. “Senti uma leve desnivelada. Estava com toda a minha família a bordo e a estrada estava escura. Ao parar para verificar, constatei que o amortecedor e o pivot haviam estourado. Foi assustador”, conta.

Além do conjunto amortecedor, Fábio Tavares também teve o alinhamento e o balanceamento da sua Land Rover comprometidos(foto: Gabriel Melo / Esp. DP )
Além do conjunto amortecedor, Fábio Tavares também teve o alinhamento e o balanceamento da sua Land Rover comprometidos (foto: Gabriel Melo / Esp. DP )

A situação do advogado Fábio Tavares, 50, não foi diferente. Trafegando pela Avenida Caxangá, com a sua Land Rover Defender 90, ano 2004, ele conta que percebeu o problema ao notar que o carro “puxava”, mais para a direita ao dirigir. “Apenas descobri o defeito alguns dias depois. Após examinar, o mecânico viu também que o alinhamento e o balanceamento estavam comprometidos. Por segurança, fiz a manutenção completa”, relata.

A suspensão pode variar de acordo com o modelo do veículo. Ao todo, existem três tipos. A independente, semi-dependente e totalmente dependente. O proprietário da Oficina Abelardo no Recife, Romualdo Barbosa, conta que a suspensão trabalha em sistema com outros componentes. “Existem as molas, amortecedores, braço oscilante, pivô de suspensão e barra estabilizadora”, completa.

Conjunto mecânico pode ser trocado a cada 10 mil km (foto: Victor Lacerda / Esp. DP )
Conjunto mecânico pode ser trocado a cada 10 mil km (foto: Victor Lacerda / Esp. DP )
 

Quanto ao tempo de vida útil do conjunto, infelizmente não existe um prazo definido, porém alguns procedimentos, como evitar carregar peso excessivo por um longo tempo, podem ajudar na longa durabilidade do mesmo. “Evite também passar por terrenos bastante esburacados e irregulares em alta velocidade. Quanto mais rápido se dirige, maior será o esforço do amortecedor para reduzir o atrito”, orienta. É importante ter conhecimento de como funciona cada parte do seu veículo. Isso pode fazer com que você não passe por problemas no futuro. Romualdo alerta que alguns sinais são indícios de que está na hora de trocar a suspensão. “Qualquer ruído como um rangido, assim como a perda da estabilidade do automóvel, são fortes indícios. Ao identificar qualquer um destes sinais, procure uma oficina mais próxima, a fim de realizar um reparo”, conclui.

 

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