Um carro branco pode parecer sem graça para alguns, certo? Mas imagine um carro branco com uma pintura metálica que carrega partículas de alumínio e causam um efeito brilhante independentemente do ângulo e do período do dia em que esteja sendo vista? Melhorou? É por essa e outras razões que a tintura é o X da questão na hora da escolha de um veículo. Seja ela sólida, metalizada ou perolizada, as diferenças vão, no entanto, para além do visual. Chegam no custo e na durabilidade.
Perolizada
Não é só no nome que a pintura perolizada leva o toque da pedra. Ela conta na sua composição com partículas de pedra, que são as responsáveis por causar o efeito de mudança de tonalidade ao observar o veículo de vários ângulos. A aplicação da tinta no veículo é que pode ser percebida como diferenciada. É que enquanto a sólida e a metálica contam com uma camada da pintura e outra de verniz, a perolizada leva uma camada extra, resinada com a peróla. Por causa disso, a tintura é a mais cara no setor. Sempre oferecida como opcional, o valor varia de montadora para montadora, mas, no geral, o motorista precisa desembolsar algo em torno de R$ 1.700 para garantir a “personalização”.
Não é só no nome que a pintura perolizada leva o toque da pedra. Ela conta na sua composição com partículas de pedra, que são as responsáveis por causar o efeito de mudança de tonalidade ao observar o veículo de vários ângulos. A aplicação da tinta no veículo é que pode ser percebida como diferenciada. É que enquanto a sólida e a metálica contam com uma camada da pintura e outra de verniz, a perolizada leva uma camada extra, resinada com a peróla. Por causa disso, a tintura é a mais cara no setor. Sempre oferecida como opcional, o valor varia de montadora para montadora, mas, no geral, o motorista precisa desembolsar algo em torno de R$ 1.700 para garantir a “personalização”.
Metálica
As pinturas metálicas são o carro-chefe dos veículos que se afastam um pouco do segmento básico, de entrada. É que o efeito de mudança de tonalidade quando se altera o ângulo de observação atrai até os menos empolgados pelo setor automotivo. O primeiro olhar para um carro com uma tintura metálica, por exemplo, é de um veículo brilhante e com aspecto de novo a todo momento (sempre que limpo, claro). No geral ela não vem de série, também é opcional e o valor fica na casa dos R$ 1.500.
As pinturas metálicas são o carro-chefe dos veículos que se afastam um pouco do segmento básico, de entrada. É que o efeito de mudança de tonalidade quando se altera o ângulo de observação atrai até os menos empolgados pelo setor automotivo. O primeiro olhar para um carro com uma tintura metálica, por exemplo, é de um veículo brilhante e com aspecto de novo a todo momento (sempre que limpo, claro). No geral ela não vem de série, também é opcional e o valor fica na casa dos R$ 1.500.
Sólida
As pinturas automotivas com as cores sólidas sãos as mais comuns entre os carros. Elas normalmente não são comercializadas com valores a mais do que a tabela, como é o caso da maioria dos veículos com opções metálicas ou perolizadas, e contam na sua composição apenas com pigmentos de cores. Dessa forma, o impacto visual causado em um carro com uma cor sólida, por exemplo, é quase inexistente. Exemplificando, todo o automóvel pode ser visto sob a mesma forma independentemente do ângulo ou da luz, o que não acontece com os outros tipos de tintura. Elas podem ser encontrados em configurações básicas.
As pinturas automotivas com as cores sólidas sãos as mais comuns entre os carros. Elas normalmente não são comercializadas com valores a mais do que a tabela, como é o caso da maioria dos veículos com opções metálicas ou perolizadas, e contam na sua composição apenas com pigmentos de cores. Dessa forma, o impacto visual causado em um carro com uma cor sólida, por exemplo, é quase inexistente. Exemplificando, todo o automóvel pode ser visto sob a mesma forma independentemente do ângulo ou da luz, o que não acontece com os outros tipos de tintura. Elas podem ser encontrados em configurações básicas.
Saiba mais
- Evite deixar o carro estacionado em locais descobertos e vulnerável em relação a condições climáticas;
- Lave sempre o veículo na sombra, utilizando shampoo de pH neutro;
- Não utilize querosene, solventes ou qualquer outro produto químico na lavagem do veículo;
- Lave com água, o mais rápido possível, locais atingidos por fezes de aves, seiva de árvores ou qualquer resina vegetal;
- Faça aplicação regular de cera automotiva e o polimento da carroceria, o que ajuda a preservar a superfície do verniz;
- Em regiões litorâneas, é preciso ter um cuidado especial para evitar o acúmulo de areia nas guarnições de borracha. O atrito pode desgastar o verniz e se transformar em uma porta de entrada para um processo de corrosão.
Cuidados
Embora o lado estético das tintas seja o que mais chama a atenção dos consumidores, a evolução mais notável diz respeito à durabilidade, independentemente se é sólida, metálica ou perolizada. Todas contam com a aplicação de uma camada de verniz que protege a pintura. Em todos os casos, é necessário seguir alguns cuidados para que o veículo não apresente manchas ou diferenças em relação à pintura original.
Embora o lado estético das tintas seja o que mais chama a atenção dos consumidores, a evolução mais notável diz respeito à durabilidade, independentemente se é sólida, metálica ou perolizada. Todas contam com a aplicação de uma camada de verniz que protege a pintura. Em todos os casos, é necessário seguir alguns cuidados para que o veículo não apresente manchas ou diferenças em relação à pintura original.