Com a proximidade das festas de fim de ano, é comum famílias e amigos organizarem viagens para as comemorações. Um ponto principal que deve ser discutido, antes mesmo de fazer o check up geral no carro, é pesquisar se no caminho traçado para o destino escolhido existem opções de postos de combustível. Ficar alerta é primordial, uma vez que a temida pane seca pode gerar multas e acidentes de trânsito. De acordo com Polícia Rodoviária Federal, em um curto período de tempo, entre 11 e 15 de novembro de 2017, foram registrados 1.519 acidentes.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 26, os pedestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas, ou animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas e abster-se de obstruir o trânsito, ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo. Que é justamente o que acontece quando um veículo para no meio da via por falta de combustível, atrapalhando o trânsito.
ECONOMIA
Mas, não é só abastecer com frequência que garante a segurança na via, o condutor também é responsável por otimizar o consumo de combustível do veículo. É preciso manter a manutenção em dia, vale ainda conhecer o fluxo de veículos no trajeto que será feito, evitar freadas bruscas e, se possível, dirigir em horários com temperaturas mais amenas.
Outra prática que pode ajudar a economizar combustível e não ficar pelo meio do caminho é calibrar corretamente os pneus. Quando mais cheios, o veículo tende a consumir menos combustível, mas é importante ficar atento, porque os pneus podem perder aderência. Por isso, vale sempre ressaltar, confira o que diz o manual do proprietário.