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Estado de Minas MUDANÇAS

Aliança Volkswagen e Ford vai gerar picapes médias e vans

Novas gerações de Ranger e Amarok serão irmãs legítimas de tecnologia e conectividade


postado em 15/01/2019 16:16

Detroit - A união faz a força. Você cresceu ouvindo a frase dita pelos professores em sala de aula. Lembram do trabalho em grupo? Hoje em Detroit, Ford e Volkswagen anunciaram uma aliança diferente do que foi a Autolatina, nada de comparações nesse sentido. O acordo sem participação acionária permitirá às empresas desenvolver juntos picapes e vans a partir de 2022 quando nascerá a primeira picape média da união. O comunicado foi feito pelos CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess e o da Ford, Jim Hackett. Espere daí novas Amarok e Ranger. Quanto à América do Sul nada foi dito por enquanto.

 

 

 

Lyle Watters, presidente da Ford Brasil, destacou a liderança da empresa no projeto Ranger/Amarok. Mas é muito importante que os produtos sejam diferenciados, disse o executivo, que destacou o foco na expansão dos resultados. “Temos opções mas ainda não estamos no ponto de falar onde a produção irá acontecer. Precisamos ver onde as oportunidades estão.” A Ranger atual é feita na planta de Pacheco, na Argentina.

A promessa é de ganhos de escala e eficie%u0302ncia para as montadoras compartilharem suas experiências e nesse terreno de picapes, por exemplo, a Ford domina o setor com a Série F (que não está no plano). Quanto às vans o terreno é meio a meio com a Volkswagen dominando a área das vans urbanas. No comunicado, as marcas escreveram que a cooperac%u0327a%u0303o em vans comerciais e picapes rendera%u0301 um melhor resultado operacional anual a partir de 2023. Mas o outro lado, da conectividade, também foi destacado. As empresas assinaram um memorando de intenc%u0327o%u0303es para estudar a colaborac%u0327a%u0303o em vei%u0301culos auto%u0302nomos, servic%u0327os de mobilidade e vei%u0301culos ele%u0301tricos.

Os carros do futuro estão na rota da aliança que vai explorar o melhor potencial de cada parte. A conectividade norte-americana e os programa alemão dos autônomos vão trazer uma cadeia de benefícios, dos quais já tivemos acesso na CES2019, encerrada na semana passada em Las Vegas. A Ford deu um passo à frente na concepção da tecnologia carro, celular e o ser humano na C-V2X. Por lá, em Vegas, deu para entender também que o veículo do amanhã não precisa ser autônomo para ser inteligente.


Na carta de imprensa, às empresas tambe%u0301m afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de vei%u0301culos no futuro com acerto desses detalhes da parceria nos pro%u0301ximos meses.

Processo
A alianc%u0327a, que na%u0303o envolve a troca de ac%u0327o%u0303es entre as duas empresas e sera%u0301 dirigida por um comite%u0302 conjunto. Esse comite%u0302 sera%u0301 liderado por Hackett e Diess e incluira%u0301 executivos de ambas as empresas. O acordo permitirá o compartilhamento de custos.


O volume total de vei%u0301culos comerciais leves das empresas em 2018 somou cerca de 1,2 milha%u0303o de unidades em todo mundo é a Ford será responsável por projetar e fabricar picapes me%u0301dias para ambas as empresas, que devem chegar ao mercado ja%u0301 em 2022. A Ford também ficará com a parte das vans comerciais maiores para a Europa enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.

 

 

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