Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Carro em alagamento pode pegar fogo

Entenda como um carro pode ser tomado pelas chamas em um alagamento e confira algumas dicas de segurança e preservação ao trafegar ou estacionar sob fortes chuvas


postado em 11/02/2019 13:21 / atualizado em 11/02/2019 13:28

Foto: Paulo Trigueiro/dp/da press
Foto: Paulo Trigueiro/dp/da press

Com as fortes chuvas recorrentes no Recife e Região Metropolitana, trechos da cidade são tomados por pontos de alagamentos, que podem ocasionar problemas sérios no carro, pondo em risco a vida do condutor e passageiros. Caso o motorista passe pelo alagamento em alta velocidade, há risco da perda do controle do veículo assim como perigo de incêndio.
 
Em um vídeo que circula pela internet, um carro passa por um alagamento em alta velocidade e, em seguida, inicia um princípio de incêndio na parte da frente do veículo. Ao analisar as imagens, Carlos Monteiro, gerente de assistência técnica da Fiat revela que com a velocidade, a mangueira de combustível sofreu pressão, proporcionada pela água, fazendo com que ela fosse deslocada, causando fogo ao vazar gasolina. E o líquido entrou em contato com as superfícies quentes do carro. Como a gasolina é um combustível oleaginoso, a água não cessará o fogo. 

Assista o vídeo:

Por essa razão, deve ser evitado trafegar em alta velocidade por alagamentos. A primeira ação a ser tomada, em caso de obstrução da via em consequência da chuva, deve ser visualizar a via alagada e ter certeza que a profundidade da água não é superior a metade da roda. Essa medida de segurança protege o mecanismo do veículo, assim como a parte interna do carro. 
 
Após observar a profundidade do alagamento, caso prossiga, o recomendado é permanecer em marcha de força, ou seja, a primeira velocidade, para passar pelo trecho com água de maneira lenta e contínua. Carlos Monteiro, destaca que além da marcha de força, é importante desligar o ar-condicionado do carro, “Deve ser desligado na hora da passagem do automóvel no alagamento, para evitar que o ventilador do veículo, que funciona continuamente com o ar-condicionado, seja queimado”. 
 
No entanto, mesmo com ausência de alagamentos, quando ocorrem fortes chuvas as pistas ficam molhadas, trazendo perigo na condução do veículo, uma vez que a aderência do pneu ao solo fica menor. O motorista deve reduzir a velocidade que costuma trafegar no trecho a fim de evitar a famosa aquaplanagem. Quando o veículo derrapa em decorrência da água na pista, que tira o contato do automóvel como solo. 
 
Esse problema pode ocorrer devido a alta velocidade do veículo ou pneus carecas que acabam perdendo aderência. Mas, em caso de aquaplanagem, é recomendado nunca pisar no freio, pois pode ocasionar o capotamento do automóvel como reforça o gerente de assistência técnica da Italiana , Carlos Monteiro. “Se estiver dirigindo e ocorrer a aquaplanagem, nunca pise no freio, apenas tire o pé do acelerador e mantenha controle sobre o veículo na estrada”, afirma. 
 
Além da preocupação com a obstrução da via, outro problema causado pelas chuvas pode ser a infiltração veicular. Para saber se o veículo sofre com esse problema, é importante observar como e onde ocorrem pontos com água ou úmidos dentro do carro. Esse problema pode ser gerado por uma má vedação das borrachas, pelo local em que é estacionado o automóvel ou por algum tipo de corrosão da lataria. 
 
Um fator decisivo para ocorrência de infiltração veicular é a má vedação do carro. Os principais pontos que necessitam de borrachas resistentes para conter a entrada de água no veículo são as portas, janelas e para-brisa. Borrachas ressecadas e desgastadas podem ocasionar a infiltração, trazendo um prejuízo para o proprietário. Contudo, se o proprietário realizou algum tipo de procedimento que precisou da remoção do estofado do teto - como a troca do teto solar ou a realização de pintura - as borrachas da parte superior do veículo, quando mal encaixadas, podem provocar vazamento, mesmo estando em perfeito estado de conservação.
 
Para driblar o problema com infiltração,as montadoras estão adotando um tipo de blindagem dupla nos automóveis, que é a instalação de duas borrachas de vedação em todas as portas, dobrando a proteção e impossibilitando a entrada de poeira e diminuindo o barulho do atrito do veículo como vento. É possível observar essa blindagem com borracha dupla no Fiat Toro. 
 
Outra causa recorrente que envolve a entrada de água dentro do carro, decorrente de infiltração, pode estar ligado ao local em que o condutor estaciona, pois, caso seu veículo esteja estacionado embaixo de uma queda d’água, como por exemplo, uma calha, pode haver infiltração. A queda d’água, provocada pela chuva, pode forçar as borrachas que vedam o carro, fazendo com que o automóvel possa ser invadido pela água.
 
Por isso, é importante em dias de chuva o condutor ficar atento aos fatores, ressaltados anteriormente,que podem interferir na segurança dos ocupantes do carro,assim como ações que podem causar prejuízo e transtornos posteriores.Os cuidados envolvem desde o tráfego mais lento, até o local mais adequado para estacionar o veículo. Então, com chuva ou com sol, a segurança deve estar em primeiro lugar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade