Publicidade

Estado de Minas SERVIçO

Cuidados com o sistema elétrico veicular

O item é responsável pelo bom funcionamento do automóvel e necessita de atenção redobrada na manutenção


postado em 08/04/2019 11:53

Foto: Gustavo Carvalho/ Esp. DP
Foto: Gustavo Carvalho/ Esp. DP
Quando o assunto é manutenção automotiva, é comum que as pessoas se lembrem, a princípio, de revisar os componentes mecânicos. Na prática, o ato está correto, mas ainda sim não é suficiente. O que muitos esquecem é que, para garantir o bom funcionamento de qualquer automóvel, é preciso ir mais além do que uma simples revisão de praxe.   

Responsável por fornecer a energia necessária para que o carro possa se locomover, assim como possibilitar o funcionamento de alguns acessórios, não é exagero dizer que o sistema elétrico veicular é tão importante quanto outros itens e necessita de um cuidado redobrado.

O gerente de assistência técnica da Fiat Italiana no Recife, Carlos Monteiro, conta  que o sistema elétrico de um veículo parte de um princípio básico, e trabalha de forma sincronizada. “Começa pela bateria, onde é acumulada a carga para dar partida. Logo após vem o motor de partida e, em seguida, o alternador trabalha a fim de repor a corrente elétrica gasta pela bateria”, completa.

Outros itens como o ECU, a bateria, o alternador e os sensores também fazem parte do sistema elétrico de um automóvel. Carlos comenta que, no caso dos sensores, por exemplo, não é necessária a realização de manutenção. “Os sensores possuem ligas metálicas, assim como lubrificantes e entradas eletrônicas que, durante o funcionamento, se autosubstituem. Desta forma, o veículo fica mais resistente”, diz Monteiro.

Seja ao realizar uma manutenção em oficinas não autorizadas ou fazer procedimentos por conta própria, Carlos ressalta que um problema bastante comum enfrentado por donos de veículos é referente à lavagem do motor. “Por possuírem muitos terminais e tomadas, é preciso ter atenção ao realizar a limpeza do propulsor. As peças se oxidam e, consequentemente, interferem diretamente no funcionamento do carro. Os problemas podem não se revelar instantaneamente, mas sim no decorrer do uso”, alerta.

Épocas de chuvas, na maioria das vezes, são os piores períodos para quem precisa trafegar com o carro, principalmente pelo risco que o veículo passa ao transitar em vias extremamente alagadas. O contato da água com alguns componentes deste sistema pode gerar danos nas peças, assim como oxidação na caixa de fusíveis ou no ventilador do arrefecimento em decorrência da umidade do tempo, comprometendo a segurança de motoristas e passageiros. Carlos recomenda que, ao ver uma poça d’água, o ideal não é passar em alta velocidade. “Quando se vai muito rápido, a bobina pode dar um choque térmico e, desta forma, o mesmo se racha. Após isso há uma fuga de corrente e, consequentemente, a falha no funcionamento do carro”, enfatiza.

Infelizmente não há como prever quando o sistema elétrico do carro irá apresentar problemas, porém algumas medidas podem ser tomadas a fim de prevenir possíveis problemas. “Evite lavar o motor com máquina de pressão, e sim a seco ou com um pincel. Tente não passar por pontos com alagamentos. Opte apenas por instalar acessórios originais de lojas autorizadas. Desta forma, você estará garantindo o bom funcionamento do seu bem e, além disso, a sua segurança e a dos demais passageiros”, finaliza Carlos.

 
DICAS 
 
Evite lavar o motor com máquina de pressão;
Tente não transitar em vias com alagamentos;
Somente instale acessórios originais de fabricantes autorizadas;
Atente quanto aos sinais luminosos no painel do veículo;
Faça uma manutenção periódica da bateria e do alternador;
Nunca ligue o veículo com componentes elétricos em funcionamento;
Jamais force a partida do motor;
Nunca faça gambiarras na parte elétrica.
 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade