Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Maio amarelo: mês da conscientização

Este mês é escolhido para destacar a importância das boas práticas no trânsito. Conheça as ações que serão realizadas em Pernambuco


postado em 03/05/2019 16:20 / atualizado em 06/05/2019 09:42

(foto: Leo Santana / Esp DP)
(foto: Leo Santana / Esp DP)
  

Neste mês, é dado início a campanha do Maio Amarelo, destinada a conscientização e boas práticas no trânsito, a fim de reverter os altos índices de acidentes. O foco é em todas as faixas etárias, para que, seja como pedestre ou motorista, o cidadão tenha consciência da importância de boas práticas nas ruas, tendo em vista a contribuição para diminuir o número de acidentes e contribuir na construção de uma boa mobilidade urbana.

 

 

O governo do estado de Pernambuco, em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), preparam diversas atividades nesta 6ª edição do movimento no estado, com o intuito de despertar na sociedade a necessidade da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Até o final do mês, a Coordenadoria de Educação no Trânsito estará promovendo ações para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades de cada um no quesito trânsito, além de promover atividades para profissionais do transporte, como motoristas do aplicativo 99. Todos os dias deste mês terão uma atividade voltada ao movimento do Maio Amarelo.

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, Pernambuco conseguiu diminuir o número de acidentes com pedestres e ciclistas envolvidos,  reduzindo 19% e 10%, em dez anos. Além disso, o percentual nacional mostra uma redução de 36,2% de óbitos de pedestres e 23,4% de mortes de ciclistas em vias de trânsito nos últimos dez anos. Os dados foram divulgados no último dia Mundial sem Carro.

A redução dos óbitos está associada a diversos fatores externos, em especial a implementação de ações integradas de conscientização, realizadas através da fiscalização dos órgãos de controle, o fortalecimento da legislação, a engenharia de trânsito e, aos poucos, a mudança nos hábitos dos brasileiros.

Para as ações do Maio Amarelo, está sendo realizada uma parceria entre o setor público e privado para promover atividades educativas ao longo de todo o mês e uma vasta diversidade de cidades do estado. Ao todo são mais de 80 parceiros em ações preventivas, como blitzes educativas, ações nos shoppings em respeito às vagas especiais (reservadas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência), além de ação em igreja voltada para as mães e ações nos bares à noite, a fim de conscientizar sobre os perigos de beber e dirigir. Dessa forma, as ações serão promovidas na capital pernambucana, Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte e Agreste de Pernambuco. 

CURIOSIDADE

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito, representada pelo semáforo. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

Confira algumas atividades do calendário do Maio Amarelo:

07/05 Terça-feira
Ação Educativa 
Local: Lagoa do Carro
Realização: Fiscalização/ DETRAN 

08/05 Quarta-feira
Ação Educativa 
Local:  Caruaru
Realização: Fiscalização/ DETRAN 
- Abordagem aos pedestres e motociclistas das 10h às 12h

Capacitação para Centro de Formação de Condutores (CFC) de Jaboatão dos Guararapes
Gerência de Produção
Local: Escola Pública de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes
Realização: Pedagógica/ DETRAN
- Noções sobre funcionamento do veículo de duas ou mais rodas para o futuro condutor

10/05 Sexta-feira
Ação Educativa nos Bares
Local: Olinda
Realização: Eventos/DETRAN e OLS
- Abordagem do público com medalha do Amigo da vez e folder educativo


11/05 Sábado e Domingo 12/05
Ação de conscientização da vagas Prioritárias
Local: Shopping Guararapes e Tacaruna 
- Abordagem ao público com entrega de material educativo, multa moral e Fitilho.

13/05 Segunda-feira
Ação Educativa
Local: Timbaúba
Abordagem aos pedestres e motociclistas

14/05 Terça-feira 
Palestra sobre Direção Defensiva para motoristas da 99 App
Local: Casa da 99 Poço da Panela – Casa Forte, das 10h e 14h
- Palestra sobre Direção Defensiva -e entrega de folder educativo

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade