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Estado de Minas HíBRIDO

Rav4 híbrida é o novo charme da Toyota

SUV chega para completar leque de nove modelos híbridos da marca japonesa


postado em 23/05/2019 18:13

(foto: Thainá Nogueira / DP)
(foto: Thainá Nogueira / DP)
Foi em solo argentino que a Toyota resolveu lançar a Rav4 híbrida. O SUV, que no ano passado foi o quarto carro mais vendido do mundo com 800 mil unidades emplacadas, chega no Brasil em junho e diante mão já adianto: o mercado nesse segmento agora ganhou um forte concorrente. São duas versões da novidade, a S que custa R$ 165.990 e a SX por R$ 179.990.

Trata-se da quinta geração desse utilitário e a segunda versão elétrica. Em uma breve linha do tempo, vale uma pausa para lembrar que a Toyota implantou esse suv premium no mercado em 1994 pela primeira vez. Em 1997, a montadora foi pioneira ao seu tempo e lançou um Rav4 ev. Mas agora ele retorna com foco total ao público tecnológico.  Já que a novidade é a motorização. Vamos detalhar esse aspecto.

(foto: Thainá Nogueira / DP)
(foto: Thainá Nogueira / DP)
Em primeiro lugar, nada de pensar que você vai parar em uma tomara para carregar o SUV. A tecnologia que a Toyota implantou é de motores elétricos com energia regenerativa, ou seja, ao acionar os freios do carro o motor automaticamente carrega. E por falar em motor, a Rav conta com três elétricos e um a combustão que juntos produzem 222 cavalos com uma transmissão cvt. De acordo com o inmetro, esses números estão ligados a cerca de 15 km/l de gasolina na cidade - nesse primeiro momento a motorização não é flex. Em tempo, propulsor da nova Rav é inédito e estreia nela.

Esses números podem expressar um pouco de dúvidas pra o motorista na hora de escolher um SUV “tamanho G”. É que esse lançamento deixa o segmento, que já é composto por Equinox, CR-V e Tiguan ainda mais quente. Inclusive, a Toyota espera vender cerca de três mil unidades por ano dessa novidade só no Brasil. Será?
Voltando as detalhes, não é só na motorização que a Rav mudou. O espaço interno é maior, assim como o porta malas e o ângulo de abertura e saída (vide ficha técnica). Além disso, o utilitário ficou mais tecnológico. Exemplificando, os bancos contam com memória para o ajuste, os assentos são ventilados, o ar condicionado é dual zone, a central multimídia tem sete polegadas e há o carregador por indução.

(foto: Thainá Nogueira / DP)
(foto: Thainá Nogueira / DP)
O freio de mão é com o botão e os sistemas que auxiliam o motorista dão um show em tecnologia, porém nada além do que já conhecemos nos últimos lançamentos automotivos. Mas tudo isso valoriza o carro. Afinal, quem não quer ter um automóvel com freio eletrônico, sete airbags, Controle de estabilidade e tração, Assistente de ladeiras, Isofix,Controle de cruzeiro adaptativo, Farol alto automático, Sistema pré colisão, Alerta de oscilação, Permanência em faixa. Todos esses sistemas e itens fizeram com que a nova Rav contasse com cinco estrelas no Latin Ncap. Nada mau. Agora é esperar a chega no Brasil, que acontece em junho e aguardar a cena dos próximos capítulos dessa era “verde” da Toyota. O Corolla híbrido vem aí.

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