Publicidade

Estado de Minas

Auto escola: aprendendo a dirigir ou tirar a habilitação?

Será que durante as aulas práticas aprendemos a dirigir ou apenas a passar no exame?


postado em 23/08/2019 15:11 / atualizado em 26/08/2019 16:34

Quando se chega aos 18 anos, muitas portas são abertas, entre elas, a autorização para realizar a prova do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e tirar a primeira habilitação de motorista. Mas não é tão simples, antes é preciso entrar na auto-escola e concluir as aulas teóricas e práticas para no fim realizar as provas aplicadas pelo órgão. Mas será que o que aprender apenas na autoescola é o necessário para aprender a dirigir ou é apenas o suficiente para passar no exame prático? 
 
Antes de tudo é preciso entender como funcionam as aulas e o processo da primeira habilitação. A primeira etapa é realizar o exame médico e psicológico, que servem para atestar se o candidato possui condições psicológicas e físicas para dirigir. Uma vez aprovado, ele pode se matricular na autoescola, onde terá de completar 45 horas de aulas teóricas sobre legislação, infrações, sinalização, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente e mecânica básica, após a conclusão, será marcada a prova teórica. Somente depois é que começam as aulas práticas, que são realizadas em um pequeno circuito que simula o exame do Detran.

No ponto de vista dos novos motoristas, a auto escola instrui  os alunos para passarem no exame prático e começar a dirigir aos poucos nas ruas. Já para aqueles que já eram familiarizados com o volante, não havia muitas novidades para aprender além do que era necessário para passar no Detran e as aulas não deixam os alunos totalmente hábitos para as ruas. O estudante de economia Luís Eduardo entrou na autoescola sem nunca ter tido contato com o volante, ele comentou como foi sua experiência:

“Me tornei habilitado recentemente e achei as aulas práticas bem produtivas, aprendi a dirigir o carro e mesmo tendo reprovado duas vezes a prova prática, no qual é bastante comum reprovar, posso afirmar que a quantidade de aulas dadas são suficientes para que o condutor consiga passar na prova e o necessário para que o condutor comece a dirigir aos poucos nas ruas após habilitado”, afirmou o estudante. 

Na teoria, as aulas práticas deveriam ser nossa primeira vez dirigindo um carro, mas nem sempre é o caso, muitos alunos já tiveram contato com o volante antes de começar as aulas, e por isso tem mais facilidade no circuito. O estudante de medicina, Clovis Carvalho, é um desses alunos. “Na minha opinião, a autoescola é voltada para a prova do DETRAN. Ela prepara para o mundo pequeno de fazer uma prova e alcançar a carteira de habilitação, porém não habilita a encarar as ruas e os perrengues diários da direção. Além disso, como tive a oportunidade de dar entrada no processo já sabendo dirigir, todas as etapas - sem exceção - só me fizeram aprender algo novo nos dias finais, que foram a rampa, a baliza e a garagem (era necessário apenas esses três pontos porque realizei a prova no interior).”

Nas aulas práticas o instrutor está sempre alerta no banco do passageiro e em seus pés estão os pedais de embreagem e freio, para que ele possa intervir sempre que achar necessário. Como se está ao lado de um profissional que pode agir ou tomar controle da situação a todo momento, o nosso nível de confiança será maior ao pilotar um carro de auto escola. Apesar dos instrutores geralmente permitirem que os alunos dirijam um pouco pelas ruas, a experiência não será a mesma do dia a dia, afinal não haverá uma pessoa especializada ao lado a todo tempo e os únicos pedais que controlam o seu carro estão sob seus pés.

Quando questionada sobre o foco da auto escola , Jéssica Ferreira, diretora da Auto Escola Boa Viagem do Grupo Ferreira, foi enfática. “A proposta da auto escola, de fato, é ensinar a dirigir e a passar em todas as etapas dos exames do Detran. Atualmente existe uma obrigatoriedade de tempo de aulas práticas que deve ser cumprido, e com isso conseguimos ter tempo para ensinar ao candidato, tanto a conduzir um carro, como passar pelos obstáculos do circuito da prova prática”.
 
Jéssica Ferreira reunida com a equipe da Auto Escola Boa Viagem(foto: Grupo Ferreira/Divulgação)
Jéssica Ferreira reunida com a equipe da Auto Escola Boa Viagem (foto: Grupo Ferreira/Divulgação)
 
Jéssica também comentou em relação à confiança dos alunos após a conclusão: “O contato que você tem com o trânsito, durante as aulas, acontece em um carro que não é seu e com um instrutor do lado, que garante segurança nas situações mais difíceis. Portanto, após o candidato ser aprovado no exame, é importante manter a prática na direção, dirigir por locais próximos e conhecidos para, aos poucos, ir desenvolvendo mais a confiança e ganhar mais habilidade no trânsito. E se achar que precisa de mais aulas com um instrutor ou se passou muito tempo desde de que você dirigiu pela última vez, basta marcar uma aula para habilitados antes de ir sozinho para as ruas”, concluiu a diretora. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade