Publicidade

Estado de Minas

Como socorrer um animal atropelado?

Saiba o que fazer em caso de atropelamento de um animal e como socorre-lo


postado em 26/11/2019 12:21 / atualizado em 26/11/2019 13:01

Dirigir com maturidade e prestar atenção em cada detalhe ao longo da via é o básico para qualquer motorista, mas nem sempre isso basta. Por se tratar de um espaço completamente, vários elementos inesperados podem aparecer nas ruas, principalmente animais, e nas piores ocasiões, pode ser tarde demais até para o mais responsável dos motoristas tomar uma atitude rápida e impedir um acidente. Entretanto, existe algo pior do que atropelar um animal por acidente: abandoná-lo no meio da rua sem tomar nenhuma providência. Portanto, descubra o que fazer e para quem pedir ajuda após o acidente:
(foto: Icetran/Divulgação)
(foto: Icetran/Divulgação)
A primeira coisa a se fazer é manter a calma. Apesar de ser uma situação no mínimo chocante, entrar em pânico e simplesmente ir embora deixa tudo muito pior, portanto não se desespere, pare o carro, ligue o pisca-alerta, posicione os triângulos de sinalização e vá atender o animal que foi atingido para tentar identificar suas possíveis ferimentos. Em algumas ocasiões, a vítima pode apresentar apenas lesões como alguma fratura. Em casos como esse, mova-o cuidadosamente até o seu carro evitando a movimentação do animal, mantendo a coluna ereta e segurar o pescoço e a cabeça, feito isso, leve-o até o hospital veterinário mais próximo para que ele seja atendido.
“Em caso de acidente, o condutor pode transportar o animal ferido, no caso de cães ou gatos, para a hospital veterinário mais próximo, lá este será encaminhado direto para emergência. Em caso de clínica veterinária particular, o motorista será responsável pelo animal, arcando também com todos os custos. No Recife, há a possibilidade de recorrer ao Hospital do Recife, localizado no Cordeiro, para um possível atendimento gratuito”, afirmou Inês Victória, estudante de veterinária da Unibra.

Também é importante se preocupar com as ações do animal, cachorros podem apresentar um comportamento agressivo para se defender. Portanto, para sua segurança e da vítima também, o indicado é amordaçar sua boca com um cadarço ou cinto sem machucá-lo , para que ele receba os cuidados necessários, mas tenha certeza de que o animal consegue respirar antes de amordaçá-lo. Caso ele não consiga respirar, faça a técnica de respiração boca-focinho, colocando sua boca próxima às narinas e soprando 15 a 20 vezes por minuto até o atendimento no hospital. Em casos de lesões expostas ou sangramentos, é necessário estancar o sangue com panos limpos ou compressa de gaze, por cerca de 5 minutos. O foco de todas essas ações é garantir que o animal chegue com vida e pronto para ser atendido pelos veterinários.

Animais de grande porte
(foto: Peu Ricardo/Esp. DP)
(foto: Peu Ricardo/Esp. DP)
 
Acidentes envolvendo animais maiores, como cavalos ou vacas, são mais comuns de acontecerem em rodovias ou em áreas rurais. Por conta do tamanho, não será possível transportar o animal para o atendimento, portanto, cabe ao motorista parar o veículo, posicionar os triângulos de sinalização e contatar as autoridades para constatar o ocorrido. Também devem ser indicados o local do acidente e o animal atingido, para que as autoridades cheguem ao local para socorrer a vítima.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade