Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Ford cria robô humanóide capaz de realizar entregas

A marca produziu um robô humanoide para entregar encomendas de até 18 quilos até a porta dos clientes


postado em 09/01/2020 09:18 / atualizado em 09/01/2020 09:37

(foto: Ford/Divulgação )
(foto: Ford/Divulgação )
 
A Ford, montadora norte americana responsável pela produção de automóveis consagrados no mundo, surpreendeu ao apresentar, no CES 2020, um robô que realiza entrega de mercadorias até a porta do cliente (hábito comum nos Estados Unidos). Semelhante ao ser humano, a máquina possui braços, pernas e tecnologia que permitem realizar movimentos como subir escadas ou carregar uma encomenda de até 18 quilos.
 
O robô recebeu o nome de Digit e foi produzido graças a parceria da Ford com uma startup americana ligada a área de tecnologia e automação, a Agility Robotics. A startup é responsável por fazer com que o robô da Ford carregue as encomendas e realize movimentos mais precisos. Para entender como a máquina funciona, a Ford divulgou um vídeo em que o Digit entra no porta-malas do veículo dobrando-se e depois levanta e sai do veículo, em direção até a porta do cliente, a fim de entregar a encomenda.
 
Mesmo anunciando o robô de entregas, a montadora afirmou não ter interesse em entrar na área de serviços de entregas com empresas parceiras. Na ocasião, ainda foi dito não haver prazo para o robô chegar ao mercado.

CONCORRÊNCIA
A empresa varejista Amazon, além das logísticas a UPS Fedex, já realizam testes de entrega com carros autônomos tendo a bordo pequenos robôs entregadores. Contudo, a Ford conseguiu dar um passo à frente dos concorrentes ao produzir, um robô que além de estar no automóvel para realizar a entrega, ele consegue entregar a encomenda na porta das pessoas, mesmo que tenha obstáculos como escadas, o que os robôs das outras empresas não conseguem devido a ausência de pernas.

HISTÓRICO
Além do robô Digit, a Ford já vem desbravando o universo das entregas automatizadas. Em 2017, a marca utilizou em testes um automóvel autônomo para realizar entregas de pizzas de uma rede de fast-foods no estado do Michigan, localizado nos Estados Unidos. Durante o teste, o veículo autônomo parava em frente à casa do cliente que realizou o pedido para ele sair e recolher a pizza no veículo, que disponibilizava o produto após a digitação do código na máquina.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade