A Honda trouxe um protótipo da família XRE para o público brasileiro no Salão Duas Rodas em 2015. Na ocasião, os motociclistas de plantão amaram a moto tipo trail da Honda, fazendo com que a montadora trouxesse ao Brasil o modelo XRE, que rapidamente se popularizou no mercado. Atualmente, a Honda apresentou a XRE em opção de 190 cc na versão Adventure. O frenesi foi tanto que o modelo Special Edition (SE) chega às concessionárias em versão 2020 com preço sugerido de R$ 14.890.
Com motor de exatas 184,4 cilindradas, sendo bicombustível, respondendo com 16,3 cavalos de potência a 8.500 rpm e torque máximo de 1,65 kgfm, a XRE 190 SE tem como uma característica marcante seu design e robustez, remetendo a irmã maior XRE 300, mas com cores mescladas em tons opacos de cinza e detalhes em laranja reforçam o DNA aventureiro da XRE 190. Além de guidão largo, o banco está disposto em dois níveis e o bagageiro está com alças integradas.
A versão especial preservou detalhes técnicos da tradicional 190, com chassi tubular tipo berço semi duplo envolve o motor em sua parte inferior, oferecendo uma opção de pilotagem confortável para quem curte dentro e fora de estrada, a suspensão dianteira telescópica tem 180 mm de curso e roda aro com 19 polegadas. Na parte de trás da motocicleta está presente a balança de suspensão, que oferece curso de 150 mm à roda de 17 polegadas. A frenagem tem discos em ambas rodas, com o dianteiro equipado com ABS, com sistema anti-travamento no freio dianteiro para evitar o bloqueio da roda numa frenagem mais forte. Em relação a versão tradicional, a Special Edition é apenas 500 reais a mais e tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.