Publicidade

Estado de Minas TEST DRIVE

Porsche 911 é feroz no gelo

Quem possuir um dos modelos pode fazer o programa em Montreal, no circuito de Mécaglisse, pelo preço de R$ 21 mil


postado em 03/02/2020 10:31

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 
Montreal (Canadá) - Acelerar na pista de gelo, travar comandos da eletrônica, praticamente desligar os sensores da nova geração do Porsche 911. Dirigimos na glacial região de Montreal, no circuito de Mécaglisse, os alemães com tração traseira, Carrera S e o integral 4S. Prova de habilidade ou loucura? De tudo um pouco porque fui julgado pelos amigos: não teria um lugar mais quente e menos alternativo para dirigir um Porsche? Eu respondi que sim: na Finlândia, onde a montadora promove o mesmo treinamento chamado de Ice Experience nos lagos congelados.

Mas quer saber, por enquanto, nada de pista, nem 0 a 100 Km/h ou muito menos a Autoban na Alemanha. Dei chance ao controle do automóvel e pensei que se fosse dono de um carro como esse, pagaria fácil cerca de U$ 5 mil ( R$ 21 mil) para participar do treinamento e viver uma experiência congelante para ficar na história que vai além do registro no Instagram. O que a Porsche promove é sensacional.

O universo que sobrevive às temperaturas negativas, como os -15 graus do nosso dia trabalha a favor das manobras. Por aqui é difícil mas você aprende a fazer o drift e se livrar de uma possível zona de desconforto no seu dia a dia. Sim, é possível, mas se não for isso imagine o tamanho do sorriso quando o carro sai de traseira e o lance é não deixá-lo completar o zerinho. Segurar na mão e no pé, no tempo certo do pedal do acelerador.

Depois tem mais porque o dia está só começando. O lance mais difícil é desviar dos obstáculos, no slalon. Nesse ponto, nada de cones no chão. O teste de frenagem e saída imediata é mais tranquilo desde que o motorista não esqueça o sabão completo que é o gelo. São exercícios que você não quer parar de praticar.

Por duas razões: o ambiente e a máquina. A 992 é a melhor geração já construída pela fábrica de Sttutgart. Alguns puristas podem tirar meu couro com isso mas o carro é impecável. Mais confortável, rico em tecnologias e dinâmico. O mundo mudou gente! Rodagem no aro 21 como uma beleza à parte na arquitetura do esportivo que te seduz parado ou em movimento. Concorde comigo. Está bonito.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade