Publicidade

Estado de Minas

Reino Unido antecipa o fim das vendas de carros a gasolina

Até então, a previsão era banir as vendas de carros híbridos e a combustão até 2040


postado em 10/02/2020 11:40

Venda de carros híbridos e movidos a gasolina estão com os dias contados no Reino Unido(foto: Peu Ricardo/ Esp. DP)
Venda de carros híbridos e movidos a gasolina estão com os dias contados no Reino Unido (foto: Peu Ricardo/ Esp. DP)
 
Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares nas ruas ao redor do mundo, que por enquanto ainda pertencem majoritariamente aos motores a combustão. Mas este cenário está cada vez mais perto de mudar, principalmente no Reino Unido.
Durante um evento sobre Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, também conhecida como COP26, o primeiro ministro Boris Johnson anunciou que vai antecipar o banimento das vendas de veículos a combustão e híbridos para 2035, como uma tentativa de reduzir a poluição do ar nos países britânicos, antes a expectativa era até 2040. A medida, no entanto, não se aplica às motos, cujo o prazo ainda está sujeito à consulta.

“Fazer parte da COP26 é uma oportunidade importante para o Reino Unido e as nações de todo o mundo intensificarem a luta contra as mudanças climáticas. Ao estabelecermos nossos planos para atingir nossa ambiciosa meta de energia sustentável para 2050 ao longo deste ano, vamos inspirar outras pessoas a se juntarem a nós na promessa de emissões zero” afirmou o primeiro ministro, Boris Johnson.
Destaque entre os elétricos, o Nissan Leaf levou o prêmio
Destaque entre os elétricos, o Nissan Leaf levou o prêmio "Carro Verde do Ano 2019" (foto: Jorge Moraes/DP)
A proposta não é exclusiva dos países britânicos. Outros países europeus como Espanha, Noruega e França também pretendem encerrar as vendas de carros movidos a combustíveis em um futuro próximo. 
Além disso, outros países ao redor do mundo também estão tomando suas providências sobre o assunto. No Brasil, por exemplo, os carros elétricos são isentos de impostos de importação e IPVA em alguns estados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade